sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Literatura infantil é setor que mais cresceu em 2010

Livros infantis são o primeiro passo para criar o hábito da leitura e tornar a formação das crianças mais completa.

A literatura infanto-juvenil é um segmento em plena expansão – entre 2008 e 2009 foram mais de 26 milhões de livros infantis lançados no Brasil. Os dados são da Associação Nacional de Livrarias (ANL), que ainda apontam que a área que mais cresceu em 2010 foi a infanto-juvenil. “As pessoas estão se habituando a incluir na educação dos seus filhos o hábito de ler. A leitura é fundamental para uma formação mais completa, que irá se refletir na fase adulta”, ressalta o escritor José Geraldo Jacob Neto.
E não é só a produção que aumentou, as vendas também estão de vento em polpa e, segundo as livrarias, os livros infantis foram os mais vendidos no ano passado. A literatura infantil é primordial para o desenvolvimento das crianças e o primeiro passo tem que ser dado pelos pais. “Antes mesmo de elas começarem a ler, o contato com os livros já deve ser constante. Os pais têm que contar histórias, separar um período para a leitura e tornar estes momentos prazerosos”, afirma.
A criança deve aprender a brincar com as letras e com as palavras e assim que for alfabetizada terá livre acesso aos inúmeros mundos que a leitura pode levar. Segundo Geraldo Neto, os livros são como uma viagem, na qual a imaginação pode extrapolar. “É uma rica fonte de criação, descobertas e aprendizados. Somente por meio da leitura e da educação é que conseguiremos criar uma sociedade mais justa, tolerável e gentil”, acredita.
Por mais que a imaginação de uma criança seja fértil, ela precisa de materiais exteriores para exercitar a realidade por meio da fantasia. Os contos, histórias, estórias, fábulas e poemas são formas escritas que contribuem para este exercício. Geraldo Neto, que lançará este mês o livro "As estórias de Zé doidinho", considera que um bom livro infantil deve ter mais do que cores, imagens e personagens bonitos. “Conteúdo atualizado e assuntos que permeiam a sociedade são essenciais, sempre de uma maneira lúdica”, considera.
No livro "As estórias de Zé doidinho" o autor inclui a temática do bullying, que tem sido um grande problema para os pais e professores. A falta de tolerância com o diferente, zombarias e agressões verbais e físicas são as principais características do problema. “O personagem da estória é um garoto chamado Zé. Ele é um menino sozinho e sua maior diversão é correr. Zé tem uma resistência invejável e não consegue ficar parado, por isso é motivo de chacota entre os amigos da escola”, conta.
Zé não gosta do apelido que ganhou – Zé Doidinho – e sempre tenta revidar as zoações. Até que um dia o garoto se cansa e a partir daí entra em cena o ponto alto da trama. “Quando os amigos percebem o quanto Zé é especial eles o aceitam como ele é. A estória é divertida, gostosa de ler, com frases curtas para facilitar a leitura e imagens que chamam atenção da garotada”, comenta o autor. O livro será comercializado no formato impresso e digital e já pode ser adquirido pela internet.
O lançamento da obra "As estórias de Zé doidinho" será no dia 18 de novembro, às 19 horas, na Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping. O autor estará presente para receber todos que forem prestigiar o evento. Para conhecer mais sobre o livro e sobre o personagem basta entra no blog Zé Doidinho.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Geraldo Neto na TVAlerj

José Geraldo Jacob Neto, autor do livro "As Estórias De Zé Doidinho" e presidente do Young Americas Business Trust (YABT) no Brasil, participou hoje, dia 26 de outubro da gravação do programa ‘Papo de Juventude’, da TV Alerj, com a jornalista Potyra Carvalho e o deputado Rafael Picciani. A atração debate assuntos ligados aos jovens e é exibido quinzenalmente. São três blocos e os convidados respondem a perguntas da platéia.

Geraldo Neto foi convidado para falar sobre empreendedorismo jovem. “É um tema apaixonante e eu tenho muita coisa para falar devido a minha experiência na YABT. Espero que todos gostem”, destaca.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

As Estórias De Zé Doidinho" é lançado na Saraiva MegaStore


Obra infantil conta a estória de um menino diferente que sofria com o preconceito de seus amigos e abre o debate sobre o bullying.

No dia 18 de novembro, às 19 horas, será lançado o livro infantil "As Estórias De Zé Doidinho", escrito por José Geraldo Jacob Neto, na livraria Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping. O autor estará presente para tirar fotos e autografar os livros. “Estou muito feliz e ficarei ainda mais ao ter contato com o público no lançamento. O meu maior prazer foi ver o livro pronto, com todas as ilustrações, é um sonho realizado”, ressalta.
O carioca Geraldo Neto, 46, é formado em Propaganda e Marketing e atua como empresário há mais de 20 anos. Sua paixão por empreendimentos e desafios o incentivou a criar as aventuras de Zé Doidinho, o primeiro livro de sua carreira. “Este livro mudou algo em mim e eu tenho vontade de escrever mais, até mesmo sobre a minha área profissional”, conta o autor que pretende continuar contando estórias e histórias. 
A obra conta a estória de um menino diferente, que tinha como maior prazer correr por todos os lados. Ninguém sabia muita coisa do garoto que não gostava de ficar parado, apenas que seu nome era Zé e todos o chamavam de Zé Doidinho. O apelido não o agradava e isso gerava muitas confusões entre as crianças. Um dia algo diferente aconteceu e todos perceberam o quanto Zé Doidinho fazia falta. 
É com esta trama que o autor aborda uma questão muito presente atualmente na sociedade: o bullying. “Zé era um menino especial, mas as pessoas não conseguiam compreendê-lo, pois o preconceito era maior. O bullying atinge as nossas crianças e as consequências negativas podem acompanhá-las a vida toda, por isso considero este tema de extrema importância”, destaca. 
Para Geraldo Neto o debate sobre o bullying deve começar em casa, com os pais e a criança, e deve ser ampliado na escola. “A literatura infantil é uma forma gostosa e divertida de tratar assuntos sérios. As crianças assimilam as coisas que lêem e aprendem e por isso é fundamental conversar com elas. Os valores adquiridos na infância são internalizados e passam a fazer parte do caráter desses futuros adultos”, considera.
O livro já pode ser adquirido pela internet, nos formatos impresso e eletrônico. A obra impressa é entregue pelo correio e a versão digital fica disponível após a confirmação da compra. Para saber mais sobre a publicação e o personagem basta entrar no blog Zé Doidinho.

Serviço: Lançamento do livro "As Estórias De Zé Doidinho"
Data: 18/11/2011
Local: Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping.
Endereço: Praia de Botafogo, 400 – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: A partir das 19 horas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Livro é bom presente para as crianças



Além de estimular a leitura, as obras infantis ensinam valores e contribuem para o desenvolvimento infantil.

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, já passou e a maioria da criançada se divertiu e ganhou muitos brinquedos. Mas todo dia deve ser dos pequenos, pois quem vive rodeado por crianças – sejam filhos, irmãos, sobrinhos, netos, afilhados e até vizinhos – sabe o quanto o sorriso e o brilho nos olhos delas são recompensadores.
A infância determina a maneira como estes seres humanos serão na fase adulta, por isso é necessário ensinar bons hábitos, valores e princípios desde o início da vida. Para estimular a criatividade e o desenvolvimento nessa etapa da vida, a leitura é fundamental. Especialistas reforçam a importância da literatura infantil e da promoção do hábito da leitura para a formação do caráter das crianças.
O primeiro passo é favorecer o contato das crianças com os livros, dando obras de literatura infantil como presente, por exemplo. O escritor José Geraldo Jacob Neto lançou este mês o livro "As Estórias de Zé Doidinho", que conta a estória de um garoto que sofre com o preconceito dos seus amigos por gostar de correr. “Escolhi outubro por ser o mês das crianças. Mas os pais, tios, avós e familiares podem comprar o livro como presente em qualquer época, não é necessário uma data para estimular a leitura”, afirma Geraldo Neto.
Na obra o autor conta a estória de Zé, um garoto solitário que não gosta de ficar parado. Na escola os amigos tiram sarro do menino, que ganhou o apelido de Zé Doidinho. O apelido incomoda Zé, que fica bravo e muito chateado ao ser chamado assim. “Ele é um bom menino, mas assim como qualquer um não gosta de ser motivo de zombaria. Sutilmente trato sobre o bullying e mostro que as diferenças devem ser aceitas”, destaca o escritor.
No livro Zé toma uma decisão para tentar evitar as zoações dos colegas, que percebem o quanto o garoto é especial. No fim todos passam a conviver em paz e em harmonia, sem os maléficios do preconceito. “É importante fortalecer estes princípios ainda na infância. É neste período que o caráter está sendo formado e os valores aprendidos são internalizados para o resto da vida”, aponta.
Com muitas cores, todas as páginas do livro possuem imagens e para facilitar à leitura das crianças as frases são curtas e objetivas. Geraldo Neto ressalta a importância de criar o hábito de ler e os familiares são os principais agentes estimuladores da leitura. “Por isso os pais devem reservar um horário para ler com seus filhos, estimulá-los a pegar os livros sozinhos e tornar o momento de leitura agradável e divertido”, recomenda.
O livro está à venda na internet, nos formatos impresso e eletrônico. A versão impressa é entregue pelo correio diretamente na casa do comprador e a versão digital fica disponível logo após a confirmação da compra. “Espero que o livro seja lido por muitas crianças e que ele sirva para estimular a boa convivência, a amizade e a aceitação das diferenças. Quem quiser pode entrar no blog Zé Doidinho e saber mais sobre a publicação e o personagem”, acrescenta.
Sobre o autor: José Geraldo Jacob Neto tem 46 anos, nasceu no interior do Rio de Janeiro e é empresário há mais de 20 anos. José participa desde 1995 de ONGs que atuam com projetos para jovens e atualmente é presidente do YABT-Brasil, instituição ligada a OEA e que desenvolve um programa de empreendedorismo em comunidades de baixa renda. O livro "As Estórias de Zé Doidinho" é o primeiro da carreira como escritor.